domingo, 31 de março de 2013

Ponto final, próxima página...




Às vezes me pego a pensar a vida como um livro, ou um roteiro de filme, em que nós somos tanto escritores quanto personagens. A história não começa exatamente quando nascemos, mas sim quando começamos a fazer nossas primeiras escolhas. Nesse momento nos é entregue a responsabilidade de continuar a trama, rezando para que ela seja engraçada, interessante para os leitores e, é claro, que tenha um final feliz.

Não é de fácil escrita essa história. A cada nova escolha que fizemos milhões de consequências surgem pela frente e talvez elas não sejam coerentes com o que já foi escrito ou com o final que estamos imaginando. A coerência é fundamental, sem ela sua história perderá todo o respeito. Não sou de acompanhar novelas, mas me parece que é o que aconteceu com a tal "Salve Jorge", onde os alhos não conversam com os bugalhos e até o mais simplório telespectador percebe a falta de sentido...

Mas sigamos na nossa história! 

Cada período da vida é um capítulo, que se relaciona com o anterior e prepara o terreno para o próximo. O tempo da escola, as primeiras amizades que talvez irão conosco pelos próximos capítulos. Os primeiros amores e as primeiras decepções. A ida para a faculdade e o início da vida profissional. Relacionamentos mais sérios, projetos, responsabilidades. A cada final de capítulo uma lição aprendida que te torna maior e sua história mais completa.

Mas às vezes estamos tão envolvidos com a história do momento, do capítulo que esta sendo escrito, que esquecemos que a história precisa continuar e se desenvolver. Certos capítulos de nossa vida nos tomam mais tempo, nos intrigam e nos estagnam. Ficamos escrevendo, apagando, tentando de novo, reescrevendo. Quando paramos para pensar, estamos cansados, nossas folhas sujas e amassadas. 

Precisamos tomar uma decisão! - Droga, queria que esse personagem tivesse outro final...

Não é a toa que os contos de fada onde tudo da certo já não chamam a atenção de ninguém...

Sabíamos que a escrita dessa história não seria fácil, mas ninguém conta com seus momentos de dor. E se queremos ser fiéis ao objetivo de terminar com  o final feliz, há situações que alguns capítulos precisam ser encerrados, virar a página, e começar a reescrever a sua história com um novo começo. Um recomeço.

Mas e esse capítulo, o que fazer com ele? Simplesmente esquecê-lo? Não. Esse capítulo é uns dos mais importantes da nossa história e será fundamental para que os próximos que virão sejam escritos com mais segurança. Quando esse capítulo acontece aprendemos a nos reconhecer. Talvez ainda não seja claro o que queremos, mas ficou claro o que não queremos mais. Esse capítulo nos ensina a escrever melhor!

Em busca do final feliz às vezes precisamos desse recomeço. Se for o caso - ponto final, próxima página...

Nenhum comentário:

Postar um comentário